terça-feira, junho 27, 2006

A cooperação Espanha-Cabo verde em análise

O ministro dos Asuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, encontra-se em Cabo verde para uma visita de dois dias, segundo informações adiantadas, hoje, pelo asemanaonline.
O objectivo da deslocação do membro do governo de Zapaterro visa a discussão, com as autoridades do Palácio da Varzea, de algumas áreas de cooperação, importantes para a Espanha, caso, por exemplo, da segurança e das migrações.
O quadro de cooperação institucional entre os dois governos tem sido frutífero, para Cabo verde, sobretudo, nas áreas da educação de adultos, dado à ajuda preciosa dos expert do arquipélago das Canárias. Do lado espanhol, diz-se, actualmente, à "boca pequena" que há interresse deste país em tirar partido da posição previlegiada do pequeno arquipélago da costa ocidental africana para a implementação de uma estratégia mais eficaz no combate à emigração ilegal da África para a Europa.
No entanto, tudo parece ter a sua lógica. No momento em que a Nato está a fazer (ou a finalizar) os exercícios militares em terreno crioulo, faz todo sentido a discusão sobre a segurança e migrações num mundo globalizado. A dúvida, porém, consite em saber se estão preocupados com a segurança dos cabo-verdianos ou com a dos países membros da Nato?
A dúvida fica no ar. Quem sabe numa visita do ministro dos negócios extrangeiros de Cabo verde à Espanha ou à sede da NATO a questão possa vir a ser esclarecida?