terça-feira, maio 22, 2007

A Última Aula

Freitas dá a sua última aula e aponta dedo à Pedagogia
1970 foi um marco na vida do cidadão Diago Freitas do Amaral. Deu a sua primeira aula na faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Hoje, volvidos 37 anos, o professor dá a sua última aula (rodeado de famosos) na reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Em entrevista à RTp disse que sentiu nervoso na primeira aula e que hoje sente, sobretudo, a saudade desse tempo.

Freitas do Amaral teve um percurso de vida notável. Puxando pela memária, sem recorrer a cábulas, o Edukamedia relembra alguns degraus da sua longa caminhada. Foi Presidente da Assembleia Geral da ONU; Figurou na lista das 100 figuras (investigadores) mais citadas a nivel mundial; Teve um papel preponderamente no melhoramento e adaptações de manuais de Direito (administrativo), em Portugal, depois da mudança do regime político, em Abril de 1974; Foi derigente partidário (do CDS-PP); Ministro da Defesa; e, surprendeu Portugal, quando, há dois anos, integrou o governo Socialista, como Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, a convite de José Sócrates.

O Edukamedia, ciente das preocupações pedagógicas e do saber ganho com os anos de prática docente, foi espreitar a entrevista concedida pelo Prof. Freitas ao jornal diário, Correio da Manhã, ontem publicada. Na entrevista ao salientar as qualidades de um bom Professor, disse:

A regra nº1 da Pedagogia [ou melhor Didática] é ensinar de forma a que os alunos compreendam, sem utilizar palavras de tal forma herméticas e incompreensiveis que (...) tenham que ir para casa passar horas no dicionário.
O edukamedia deseja ao docente que, neste momento, encera a sua vida académica, votos de uma vida longa; que tenha tempo suficiente para escrever as suas memórias. Um bem-haja.