sexta-feira, outubro 26, 2007

Sonho Com a Saudade

Enquanto que uns repousam no aconchego das camas ortopédicas depois de um dia cansativo eis que levanto da minha e prostro diante do computador para estar mais perto de ti… Se tivesse internet podia pensar em namoros, beijos, fantasias ou quiçá em orgasmos virtuais – se é que já inventaram esta fraseologia!? (risos). Estou no portátil a procurar as letras que juntas falam da saudade, dos nossos passeios à beira-rio, das conversas perante duas chávenas de cafés, dos beijos que ainda soam nesta madrugada solitária como a bravura das memórias de quem vai à fonte procurar inspiração para acalentar a ternura dos dias que mesmo ao nascer trazem a chama de um merecido reencontro: num amanhã que fica sempre adiada.
Hoje sinto que uma parte de mim dorme algures num pedaço do mundo que os geógrafos alcunham de falésia. Levantei da cama, acendi a luz, procurei algo que me fizesse rir, sorrir e rapidamente voltar a dormir. Procurei fotografias, postais, cartas… sem resultado. Continuei casmurro. Foi então que decidi pegar nas lembranças boas que repousavam na candura dos cântaros que outrora, vezes sem conta, foram ao deserto procurar água nas superfícies profundas, no declive suave do rochedo envolto na geometria euclidiana do teu corpo. Por instante fiquei saciado e recordei a areia fina das praias que descalços percorremos à procura de um motivo para selar um dia passado à frente do atlântico. Os inúmeros barcos que víamos partir para mundos distantes, cheios de turistas fomentos em pisar outras terras, beber outras águas e cheirar outras culturas que agora me faz sentir que, também, quero partir. Não quero ficar preso a um sorriso que, por mais encantador que seja, me tortura; que me faz sofrer em nome de um amanhã que nunca chega, de um amanhã que é, simplesmente futuro enlaçado em sonhos…
Sinto-me feliz por cada sorriso que recebo, por cada gesto de carinho que demonstro, mas reconheço que a tua partida fez com que os dias ficassem mais longos, as horas mais torturantes, a minha cama maior… Sinto, também, que gozo uma estranha forma de liberdade. Uma liberdade que me leva a apreciar a beleza sublime da luz, as alegrias que acompanham o viajante num carro a baixa velocidade com vidros simi-fechados na estrada da marginal à procura dos sonhos perdidos no calor da noite, no cheiro amaresiado das praias desertas, no sabor dos versos atirados aos rio e no escutar do lado B enquanto o A toca as mágoas, as tristezas, as ondas cansadas que deixaram de quebrar na praia.
Estou a começar a baralhar as letras, a despoetizar em vez de pensar no amanhã que acabou de dar o seu primeiro grito da aurora esperança. Estou a digitar o pretérito escavando as recordações para afugentar as ondas negativas que, de quando em vez, invadem o prédio, o quarto, a cama e o ser que, calmamente, nela repousa depois de uma jornada laboriosa para poder acordar no dia seguinte pensando no amanhã. Hoje pedi o sono. Amanhã beberei cada letra que hoje escrevi para poder dormir embriagado com a mal-aventurada “saudade” – uma doença fatal que ataca o coração e a alma; que coroe e deixa malezas. Uma patologia perigosa que requer cuidados reservados e vigilância apertada dos seus efeitos… Foi descoberta por familiares de viajantes portucalenses que a tornaram numa marca registada no universo das línguas, da amizade e das mentes que “sofrem de um não sei quê” provocado pela distância…os povos não (lusófonos) dão voltas e voltas para a explicarem ao médico os sintomas e nós, calmamente, dizemos apenas: - Sr. doutor a minha doença é a saudade, passamos à terapia…

Etiquetas:

2 Comments:

At quarta-feira, 19 março, 2008, Anonymous Anónimo said...

Cáka
Oi Primo
Parabéns por ter concluido a sua carreira com sucesso!...
Abraço!..

 
At segunda-feira, 31 março, 2008, Blogger Albino Luciano Tavares Silva said...

ola primo.Em primeiro lugar bem vindo ao meu blog. Em segundo lugar e nao menos especial, obrigado pelo teu obrigado. Contigo esta tudo bem? espero que sim. depois manda-me o teu mail para edukamedia@hotmail.com. O conteudo deste mail e privado.
Ps: desculpa eu nao ter a usar os acentos. Onde estou os pc nao teem teclados em portugues. Fica bem. Vesite sempre esta pagina.

 

Enviar um comentário

<< Home