quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Barragem de Figueira Gorda arranca 09 Fevereiro

A construção da Barragem de Figueira Gorda - concelho de Santa Cruz, interior de Santiago - arranca no próximo sábado, 11. A primeira pedra será lançada pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

A nova infra-estrutura hidráulica a estar pronta dentro de dois anos, irá armazenar 950.000 m3 de água que irão beneficiar cerca de 480 agricultores numa área de 120 hectares de terrenos. Mais, à volta da Barragem de Figueira Gorda vai nascer uma aldeia de 50 casas, que vão ser construídas de raiz para realojar a população da Ribeira de Boaventura.

Contactado por "asemanaonline", o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Orlando Sanches, não esconde a sua satisfação e avança que o “maior tanque” de Santa Cruz vai criar mais zonas irrigadas, mais empregos bem como a reanimação da actividade agrícola no concelho.

" A Barragem de Figueira Gorda vem dar forma a um sonho antigo: a reabilitação da Justino Lopes, a maior empresa agrícola do país, dando-lhe a importância que tinha para a economia da ilha de Santiago", congratula o autarca.

Os trabalhos vão estar a cargo da empresa portuguesa Conduril que tem um prazo de dois anos para entregar a Barragem de Figueira Gorda prontinha da silva. A barragem nasce no âmbito da linha de crédito do governo português que disponibilizou a Cabo Verde 100 milhões de euros para a mobilização de água para a agricultura.

Notícia Asemana online.

Etiquetas: