segunda-feira, junho 27, 2011

“Auto-avaliação da Escola” em livro







Notícia Asemana Online 24 de Junho de 2011


Albino Tavares Silva apresenta dia 29, quarta-feira, o livro “Auto-avaliação da Escola e Desenvolvimento Institucional”. Esta obra, da responsabilidade da HM Editora, procura analisar “a qualidade” de uma instituição que ganha crescente centralidade e importância nas sociedades actuais. O lançamento acontece na Biblioteca Nacional.


É um facto que a preocupação do Estado, de uma forma geral, tem vindo a aumentar nesta área, seja no que diz respeito à qualidade do ensino prestado às novas gerações, seja face ao seu papel agregador nas sociedades contemporâneas.

A rapidez com que este “mundo global” tem vindo a mudar, “colocam a escola no centro do debate educacional como agente importante na formulação de respostas ajustadas a esta realidade”, pode ler-se no índice.

Todavia, “as escolas enfrentam problemas de origem endógena e exógena, sendo que um deles se relaciona com a sua (in)capacidade de aprender continuadamente com as suas práticas quotidianas, experiências e projectos levados a efeito”.

É aqui que entra este trabalho, dentro das preocupações atrás vinculadas. Como metodologia, a obra analisa uma escola secundária urbana que levou a cabo um processo de auto-avaliação sistemático, desde o ano de 2000.

O intuito deste procedimento foi o de reflectir sobre o seu funcionamento, procurando ao mesmo tempo encontrar soluções para alguns dos problemas assinalados no seu Projecto Educativo e Curricular.

Assumindo um carácter universal, esta obra está direccionada particularmente para os agentes educativos, docentes e discentes, pais e alunos, gestores das escolas ou meros leigos, porque, como afirma o autor, “a preocupação com a melhoria da escola não deve ser responsabilidade exclusiva de alguns, mas sim um dever de todos”.

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