domingo, março 05, 2006

Cabo Verde Perde uma pérola da sua literatura

Desaparece assim o homem que escreveu obras como "Contra Mar e Vento”, “Ilhéu de Contenda”, “Capitão de Mar e Terra”, “Xaguate”, “Djunga”, “Na Ribeira de Deus”, “Entre Duas Bandeiras” ou “Ó Mar de Túrbidas Vagas”, entrando naquele túnel escuro que separa o além e o aquém.
O mais certo é que Teixeira de Sousa nunca mais leia uma palavra que seja dos seus livros, mas deixou-nos uma imensa herança literária e cultural, que é um património que todos nós temos que saber honrar. Eu me lembro da primeira vez que ouvi falar de Teixeira de Sousa. Andava eu a estudar no Ciclo Preparatório e o Contra Mar e Vento era de leitura obrigatória. Desde primeira hora encantei-me com o livro. Desde logo, pelo seu título. Dava-me a ideia de uma controvérsio e desafiante.
O Liberal diz que "muito se há-de escrever ainda sobre este homem e sobre o amor que dedicava à terra que o viu nascer e às suas gentes, motivo de todos os romances que produziu. Uma coincidência qualquer mata grandes escritores das ilhas por atropelamento. Assim foi com António Aurélio Gonçalves, assim aconteceu agora com Teixeira de Sousa. Quis também o destino que fosse em Oeiras o seu passamento, nesse concelho de tanta amizade por Cabo Verde, como é sabido". Ler Mais